Ainda sobre as fotos...

...Surgiram questões importantes nos comentários que deram origem ao post de hoje. Agradeço ao Carlos e à Mari pelos comentários e espero conseguir esclarecer um pouco mais sobre a energia das fotos.

Imagens clicadas por profissionais
Quando eu vejo as fotos do Sebastião Salgado que retratam pobreza e miséria (e que são maravilhosas) sinto uma melancolia poética, uma tristeza, uma mensagem de que às vezes fazemos muito pouco para ajudar o mundo de verdade. Mas, isso é o que eu sinto e prefiro deixar para ver essas imagens em livros ou exposições. Mas, para quem trabalha como escritor, cantor ou outra profissão que exige criatividade para um determinado trabalho (por exemplo, com momentos tristes) pode se beneficiar muito de estímulos visuais por meio de imagens que retratem situações nas quais precisem se inspirar. E energia atrai energia, se estamos melancólicos por diferentes motivos, temos uma tendência natural de ouvir músicas tristes ou ver um filme e se emocionar. Certa vez um professor de teatro me disse: “um pouquinho de tristeza não faz mal a ninguém”. Com todas essas reflexões, quero dizer que nossa casa é o reflexo da nossa alma e, às vezes, precisamos nos cercar de imagens que transmitam um determinado tipo de energia. Ao optar em expor uma determinada foto vale observar o significado da imagem para cada pessoa que mora na casa e depois de algum tempo observar como estão as emoções de cada um e como estão se sentindo no ambiente.

Sugestão
Se a escolha de colocar uma imagem em casa é a admiração pelo trabalho de um fotógrafo ou artista, como citamos do o Sebastião Salgado, sugiro escolher outros trabalhos sensacionais que ele tem com imagens da natureza.

Feng Shui para a Alma
O primeiro post veio sob inspiração de uma mestra que respeito e admiro muito. Transcrevo o trecho de um de seus livros: “As fotos encerram uma misteriosa alquimia...Elas revelam emoções, pensamentos passageiros, momentos efêmeros no tempo. Uma foto pode retratar a essência de uma pessoa ou situação e continuará a irradiar a energia daquele momento para a nossa casa enquanto a foto estiver exposta”.
O livro: Feng Shui para a Alma, a mestra: Denise Linn.


Aconteceu comigo
Ganhei uma foto maravilhosa de um amigo fotógrafo e queria muito expor a foto na minha casa, mas a preguiça não me deixava emoldurar a foto. Mas, no ano passado, tive um ataque repentino e mandei fazer a moldura e lá estava ela na minha parede: linda, cheia de cores, num momento grandioso de sua carreira, e uma cantora que eu amo de paixão (veja a foto aqui). No entanto, reparem que há uma certa tristeza e que exatamente na altura da boca e da garganta há uma sombra. E eu tive momentos difíceis, com dificuldade de expressão. Observem que não foi a imagem que me causou o problema, eu estava passando pelo problema e coloquei a foto ali para refletir o que eu sentia e o que eu precisava curar. Depois de um tempo, resolvi guardar a imagem que já não tinha mais sentido ficar exposta no meu lar.

Fotos na geladeira
Em um dos cursos que fiz, registrei no meu caderno de anotações que a geladeira representa a nossa auto-imagem. Então é bacana ter um mural com fotos nossas e /ou fotos inspiradoras que transmitam amor, aconchego, apoio, segurança, amizade. No caso de fotos antigas, por exemplo, da infância ou clicadas há muito tempo, é legal ter ao lado uma foto mais recente, para criar a sensação do laço permanente e da amizade, amor ou sentimento que vai se renovando e se intensificando com o passar dos anos.

Fotos de entes queridos falecidos
O melhor é deixar as fotos de pessoas falecidas (membros da família ou não) em álbuns. Se na sua casa só tem fotos expostas de pessoas que já se foram, pode significar que você está muito ligada ao passado e não consegue viver no momento presente.

Fotos antigas e fotos atuais
Fotos de antigas da família podem ser colocadas em um painel ou um altar simbólico para caracterizar uma homenagem aos ancestrais e uma maneira de manter a força dos laços de família. O melhor lugar para essas fotos é no guá da família de sua casa. Em outro local, que pode ser no guá dos amigos, recomendo um outro painel cheio de fotos recentes de família, amigos, viagens, festas, mestres, pessoas inspiradoras.